1.  TERAPIA NUTRICIONAL EM ONCOLOGIA PREVENÇÃO, TRATAMENTO E RECUPERAÇÃO

Como sabemos, câncer é o nome dado a um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento de células anormais, desordenado e invasivo. Vários fatores influenciam no aparecimento do câncer (etários, endócrinos, genéticos) porém não podemos desconsiderar a grande influência de hábitos não saudável como alimentação inadequada, obesidade, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, tabagismo entre outros.

NUTRIÇÃO NA PREVENÇÃO DO CANCÊR

Quando falamos de nutrição e prevenção, o lema é quanto antes melhor. O hábito de uma alimentação equilibrada e saudável deve ser por toda a vida, e se necessária, a mudança deve ser realizada o quanto antes:

– Aumente o consumo de frutas e verduras, fontes de fibras, vitaminas e minerais;

Prefira o consumo de grãos e alimentos integrais;

– Consuma diariamente leguminosas, como feijão, lentilhas e ervilhas, fonte de proteínas;

– Evite o consumo de embutidos e carnes com alto processo de industrialização;

Evite alimentos processados ou ultraprocessados, pois são ricos em sódios, aditivos e conservantes;

Evite açúcar refinado. Substitua por açúcar mascavo, demerara ou adoçantes naturais;

– Evite farinhas refinadas. Substitua por farinhas integrais;

– Não faça dietas restritivas sem orientação de um profissional capacitado.

NUTRIÇÃO NO TRATAMENTO

Durante o tratamento oncológico, as necessidades nutricionais mudam… O paciente pode apresentar déficit nutricional e perda severa de peso devido alterações no metabolismo, efeitos colaterais de medicações, cirurgias, alterações gastrointestinais, fatores psicológicos e infecções.

Nessa etapa é de extrema importância o acompanhamento de um Nutricionista capacitado, pois a alimentação deve atender as necessidades individuais do paciente, considerando o quadroclínico, o tipo de tratamento e a aceitação dos alimentos, com o objetivo de prevenir e recuperar as deficiências de nutrientes, preservar a massa magra e minimizar os efeitos colaterais do tratamento.

E lembre-se: Cuidado com alimentos milagrosos, crenças e dietas mágicas...

NUTRIÇÃO E RECUPERAÇÃO

Após o tratamento, a alimentação adequada e equilibrada, associada com hábitos de vida saudáveis, desempenha função importante na reabilitação e na qualidade de vida do paciente, recuperando possíveis déficits nutricionais e mantendo o bom estado nutricional.