- A Organização Mundial da Saúde apresentou em novembro de 2020 a Estratégia Global para Eliminar o Câncer Cervical, também conhecido como câncer do colo do útero: promover a vacinação, o rastreamento e o tratamento da doença.
- Em nota divulgada em Genebra, a OMS defende que a implementação bem-sucedida dessas três etapas poderia reduzir mais de 40% dos novos casos e 5 milhões de mortes relacionadas à doença até 2050.
- Ela é a quarta doença cancerígena mais comum entre as mulheres em todo o mundo, apesar de ser evitável e curável quando detectado cedo e tratado de forma adequada.
Mulheres que viveram com câncer cervical em todas as regiões do mundo – incluindo defensores e sobreviventes que lutaram contra a doença – abrirão o evento. Palestrantes de alto nível se juntarão a eles, refletindo o apoio de uma ampla coalizão de parceiros e agências. Além de transmitir unidade na posição contra esse câncer, a mensagem continuará a socializar o público para os objetivos e metas traçados pela estratégia: até o ano de 2030, todos os países podem alcançar 90% de cobertura vacinal contra HPV, 70% de cobertura de rastreamento, e 90% de acesso a tratamento para lesões precursoras e câncer do colo do útero, incluindo acesso a cuidados paliativos. Os parceiros são convidados a fazer anúncios e promessas de apoio, para criar impulso.
Em todo o mundo, eventos complementares e atividades de lançamento marcarão um dia de ação. O lançamento será mais do que apenas um anúncio: a energia será aproveitada para realmente abastecer as atividades para implementar a própria estratégia. Das Américas à Europa, África, Sul da Ásia e Pacífico, entre outros, eventos locais celebrarão o lançamento. Os ministérios da saúde estão organizando campanhas de rastreamento seguro naquele dia. As primeiras damas estão mobilizando suas organizações para promover atividades contra o câncer cervical. Grupos de apoio a pacientes planejam assistir ao lançamento juntos e hospedar discussões locais, e organizações da sociedade civil estão planejando campanhas na mídia e atividades de defesa de direitos. Monumentos e edifícios serão iluminados com a cor azul-petróleo, a cor da conscientização do câncer cervical.
Chegou o momento de uma estratégia ambiciosa e inclusiva para acelerar a eliminação do câncer do colo do útero como um problema de saúde pública. A eliminação está ao alcance de todos os países. Todos nós podemos deixar um grande legado se aproveitarmos as oportunidades que estão ao nosso alcance agora, para que as meninas que nascem hoje vivam para ver um mundo livre desta doença.
Um movimento global!
O movimento global para eliminar o câncer cervical está sendo impulsionado pela energia, paixão e ímpeto de comunidades, parceiros e indivíduos que trabalham para catalisar mudanças. Em todo o mundo, indivíduos, comunidades e regiões estão se envolvendo e ajudando a comemorar!
Agradecemos a todas as pessoas e comunidades que assumiram o compromisso de ajudar a iluminar o mundo em azul-petróleo para o lançamento da Estratégia Global, bem como hospedar eventos companheiros!
Mais postagens
Outubro Rosa – Que esperar da prevenção e tratamento…
O mês de outubro, desde a década de 90,…
Terapia nutricional em oncologia prevenção, tratamento e recuperação
Como sabemos, câncer é o nome dado a um…
Entrevista do Dr Torres para UOL Saúde – Consequências da amamentação unilateral
O estímulo para produção do leite é…